top of page
Foto do escritorPastoralCarcerariaCE

O POVO: Missas continuarão acontecendo após ação de vândalos na igreja de Cruz


Foto: reprodução
A nova pintura foi um preparativo para a 136ª Festa de São Francisco, que ocorre em setembro

Por RUBENS RODRIGUES


A Igreja Matriz de Cruz, município localizado a 243,1 km de Fortaleza, foi pichada por criminosos com ameaças de morte ao padre da paróquia. Mensagens de ódio foram descobertas na manhã desta quarta-feira, 9, quando a igreja foi aberta por um sacristão. A Paróquia de São Francisco de Assis havia acabado de receber uma nova pintura, como preparativo para a 136ª Festa de São Francisco, marcada para este mês de setembro. As missas continuarão acontecendo.


A paróquia tem dois padres, um deles residente há quase cinco décadas. O outro, chegou há dois anos. O padre Tomé da Silva disse que nunca havia recebido nenhum tipo de ameaça na localidade e classifica a convivência com a comunidade como "muito boa". "É por isso que as frases chamam atenção", diz.


As missas, de acordo com ele, irão continuar. "A vida da comunidade continua. Estávamos nos preparando para a festa e não podemos parar. O que a gente espera agora é que as autoridades se empenhem para dar uma resposta à comunidade", afirma.



As pichações reúnem referências à facção criminosa GDE e CV e frases agressivas como "que o diabo tenha pena de vocês", "o diabo manda aqui" e "padre vai morrer". Diversas imagens espalhadas pela igreja também foram pichadas, incluindo uma estátua de Jesus crucificado. Outra mensagem diz que "logo a GDE vai invadir Cruz". O sacristão que abriu a igreja nesta manhã encontrou uma das portas semi abertas.


"É o pior sentimento possível. Não só o meu sentimento, mas da comunidade. Quem chega aqui se choca. Não foram só as paredes pichadas, mas foi algo muito simbólico da nossa fé que foi atingido", desabafa o padre Tomé. "Quando a fé do católico é atingida, o sentimento que fica é de sofrimento. Muita dor".


A igreja foi reaberta aos fieis no último domingo, 6, logo após a conclusão da reforma. Até então, as missas estavam sendo celebradas a portas fechadas. Agora, as celebrações passam a receber um público restrito de 80 pessoas. A capacidade total da Igreja Matriz é para receber até 700 fieis.


Procurada pela O POVO, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que um inquérito para investigar o caso foi instaurado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Municipal de Cruz.


"Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Delegacia Municipal da cidade, que segue investigando a ação criminosa e realizando oitivas. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) também realiza diligências em toda região, com o intuito de identificar os suspeitos de praticarem o crime", conclui a SSPDS em nota.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page