O artigo a seguir foi publicado no site da Pastoral Carcerária Nacional por ocasião do Dia do Presidiário, em 2012.
18/09 Dia do Presidiário
Por pe. Marco Passerini
No Ceará é no dia 18 de setembro. E faz sentido celebrar? Atrás das grades, com certeza não. Mas faz sentido, pelo menos nesta ocasião, lembrar à sociedade que a grande maioria das mulheres e homens encarcerados (as), só esperam da Lei uma chance para provar que toda a pessoa vale mais que seu próprio erro.
O Estado, com todos os seus Poderes, está muito longe de cumprir com a Lei de Execução Penal, por ele mesmo instituída no intuito de educar (reeducar) os transgressores e prepará-los para sua volta ao convívio social. Tampouco isto interessa à própria sociedade, esquecida de que eles estarão de volta, um dia, quem sabe se melhores ou piores.
E é por esta razão que, a meu ver, o atual debate sobre a Reforma do Código Penal carece de uma reflexão urgente sobre a finalidade do encarceramento. Sem uma maior clareza e compromisso com esta premissa, pouco ou nada adiantará maior ou menor “endurecimento” da legislação penal.
O vídeo a seguir é de 1997 mas continua atual.Vale ressaltar que foi por ocasião desta produção que adentrei em algumas das unidades penitenciárias do Ceará onde, graças a Deus, permaneço até o presente momento, não mais como produtor de vídeos mas como voluntário da Pastoral Carcerária do Ceará.
Comentarios